top of page

Projeto artístico-social do Pertence promove visitas a escolas no Rio Grande do Sul, aproximando pessoas com e sem deficiência por meio da cultura

Pertence

A escola é um espaço de extrema importância, onde construímos nosso senso de individualidade e coletividade sendo parte essencial da formação dos cidadãos. Com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão, o Instituto Social Pertence desenvolveu o projeto Educação para Inovação Social: um circuito cultural voltado para escolas, que busca informar sobre as diversas formas de diversidade e incentivar a troca e a sensibilização entre pessoas com e sem deficiência. As inscrições são abertas para escolas gaúchas da rede pública e privada que tenham interesse em receber o projeto. 


A iniciativa propõe gratuitamente a visita de profissionais e participantes do instituto em uma programação de aproximação entre pessoas com e sem deficiência através de práticas lúdicas, educativas e artístico-sociais unindo cultura e educação. O cronograma para as escolas inscritas prevê workshops de teatro, dança, música e capoeira, com apresentação do grupo artístico do Pertence, a Fábrica de Sonhos, assim como debates e rodas de conversa após cada atividade.


A ação busca diminuir a distância e os preconceitos entre pessoas com e sem deficiência, mostrando às novas gerações caminhos de aprendizado e convivência livres de estereótipos criados pelo desconhecimento. Aos professores e servidores das redes educacionais, o projeto espera atualizar conceitos e diminuir barreiras de interação entre o corpo letivo e estudantil.


Segundo dados do Censo Escolar de 2018 do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), apenas 31% das escolas brasileiras possuem acessibilidade a pessoas com deficiência. Assim, para além da conscientização de alunos, as atividades da Educação para Inovação Social pretende alcançar também adultos envolvidos em forma de capacitação para a realização de novas práticas e condutas no espaço escolar.


Como a escola tem pensado e agido para promover a democratização e o amplo acesso de todos a espaços e serviços? Ao longo de sua aplicação, o projeto busca expandir o questionamento com impacto social. É esperado um número expressivo de envolvidos para o crescimento do projeto que, em seu planejamento, prevê 1.000 beneficiários: 375 alunos em workshops, 425 alunos nas intervenções artísticas e 200 beneficiados em palestra aberta ao público gratuita sobre inclusão, cultura e diversidade


Para participar, as escolas interessadas devem preencher o formulário de inscrição disponível pela plataforma Google Forms, clique aqui, e cumprir os requisitos informados. Em caso de dúvida, entre em contato com o instituto pelos telefones (51) 99176-9191 e (51) 3108-0710.


Acompanhe o projeto e o Pertence pelas redes sociais ou acesse o site www.clubesocialpertence.com.br para maiores informações.

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


pertence deficiencia psicossocial
  • Facebook
  • Instagram
  • Instagram
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Youtube

Rua Gonçalves Ledo, 473 - Partenon, Porto Alegre, RS

CEP: 90610-250 - (51) 3108-0710

2025 © Desenvolvido por Paralela.LAB Comunicação.

Todos os direitos reservados a Clube Social Pertence LTDA ME.

selo site amigo do surdo inclusão social
bottom of page