top of page

Oficinas de luta gratuitas promovem desenvolvimento motor para pessoas com deficiência

Pertence

Semanalmente, uma turma de 20 participantes se reúnem na sede do Instituto Social Pertence, em Porto Alegre, para participar de aulas de jiu jitsu e judô com instrutores especializados. O projeto Esporte&Energia, responsável pelas oficinas, chega a sua segunda edição em 2024 com perspectivas de expandir ainda mais seus benefícios.


Iniciado em 2023, com a primeira turma da iniciativa, o projeto retornou em junho deste ano com uma nova edição para oferecer uma rotina de atividades esportivas como forma de inclusão social e melhoria na qualidade de vida das pessoas acima de 18 anos com deficiência intelectual em situação de vulnerabilidade social e econômica.


A programação segue uma missão clara para os realizadores do Pertence: oferecer aulas semanais de judô e jiu- jitsu pelo período de 7 meses com acompanhamento de um grupo de profissionais como professores, monitores especializados em trabalho com pessoas com deficiência, junto a supervisores, psicólogos e nutricionistas. Além do amparo profissional, o projeto acontece com desenvolvimento amparado pelas bases de acessibilidade arquitetônica em espaços e quadros, além do suporte de acompanhamento de tradutores de Libras e especialistas em audiodescrição.


Entre as atividades promovidas estão a prática de movimentos e golpes para o judô e jiu jitsu, exercícios de força, coordenação, equilíbrio e concentração, além de treinos de respiração e momentos de socialização com alimentação gratuita. Assim como a oferta de lanches, o transporte de ida e volta são parte dos benefícios oferecidos pelo projeto, bem como o acompanhamento pscicossocial, psicológico, nutricional e de assistência social com profissionais da saúde, que segue até 9 meses após o início da edição.


Entre os instrutores está Yves Dupont, o primeiro judoca com síndrome de down a conquistar a faixa Preta de judô no Rio Grande do Sul, sendo o segundo do Brasil, e o mais jovem do mundo. No projeto Esporte&Energia, o bacharel em educação física atua como professor auxiliar técnico do professor titular, Daniel Pires.


Para a orientadora e supervisora de Psicologia do Pertence, “O projeto impacta na diminuição do risco de ansiedade, de depressão, do estresse e, além disso, eles praticam atividade física em grupo, com colegas e amigos, atribuindo um impacto positivo na interação social e nos vínculos com amizade". Proposta pela qual parte, também, dos cuidados alimentares integrados para o bem-estar físico e emocional dos participantes.


A iniciativa é financiada pela Lei de Incentivo e Fundo Pró-Esporte, da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e conta com patrocínio da Sulgás.


Gostou e quer saber mais? O próximo período de inscrições está chegando. Entre em contato com o Time Pertence pelo telefone (51) 99176-9191 para saber mais sobre a pré-inscrição e a seleção oficial.


Acompanhe o projeto e o Pertence pelas redes sociais ou acesse o site www.clubesocialpertence.com.br para maiores informações.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


pertence deficiencia psicossocial
  • Facebook
  • Instagram
  • Instagram
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Youtube

Rua Gonçalves Ledo, 473 - Partenon, Porto Alegre, RS

CEP: 90610-250 - (51) 3108-0710

2025 © Desenvolvido por Paralela.LAB Comunicação.

Todos os direitos reservados a Clube Social Pertence LTDA ME.

selo site amigo do surdo inclusão social
bottom of page