Semanalmente, uma turma de 20 participantes se reúnem na sede do Instituto Social Pertence, em Porto Alegre, para participar de aulas de jiu jitsu e judô com instrutores especializados. O projeto Esporte&Energia, responsável pelas oficinas, chega a sua segunda edição em 2024 com perspectivas de expandir ainda mais seus benefícios.
Iniciado em 2023, com a primeira turma da iniciativa, o projeto retornou em junho deste ano com uma nova edição para oferecer uma rotina de atividades esportivas como forma de inclusão social e melhoria na qualidade de vida das pessoas acima de 18 anos com deficiência intelectual em situação de vulnerabilidade social e econômica.
A programação segue uma missão clara para os realizadores do Pertence: oferecer aulas semanais de judô e jiu- jitsu pelo período de 7 meses com acompanhamento de um grupo de profissionais como professores, monitores especializados em trabalho com pessoas com deficiência, junto a supervisores, psicólogos e nutricionistas. Além do amparo profissional, o projeto acontece com desenvolvimento amparado pelas bases de acessibilidade arquitetônica em espaços e quadros, além do suporte de acompanhamento de tradutores de Libras e especialistas em audiodescrição.
Entre as atividades promovidas estão a prática de movimentos e golpes para o judô e jiu jitsu, exercícios de força, coordenação, equilíbrio e concentração, além de treinos de respiração e momentos de socialização com alimentação gratuita. Assim como a oferta de lanches, o transporte de ida e volta são parte dos benefícios oferecidos pelo projeto, bem como o acompanhamento pscicossocial, psicológico, nutricional e de assistência social com profissionais da saúde, que segue até 9 meses após o início da edição.
Entre os instrutores está Yves Dupont, o primeiro judoca com síndrome de down a conquistar a faixa Preta de judô no Rio Grande do Sul, sendo o segundo do Brasil, e o mais jovem do mundo. No projeto Esporte&Energia, o bacharel em educação física atua como professor auxiliar técnico do professor titular, Daniel Pires.
Para a orientadora e supervisora de Psicologia do Pertence, “O projeto impacta na diminuição do risco de ansiedade, de depressão, do estresse e, além disso, eles praticam atividade física em grupo, com colegas e amigos, atribuindo um impacto positivo na interação social e nos vínculos com amizade". Proposta pela qual parte, também, dos cuidados alimentares integrados para o bem-estar físico e emocional dos participantes.
A iniciativa é financiada pela Lei de Incentivo e Fundo Pró-Esporte, da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e conta com patrocínio da Sulgás.
Gostou e quer saber mais? O próximo período de inscrições está chegando. Entre em contato com o Time Pertence pelo telefone (51) 99176-9191 para saber mais sobre a pré-inscrição e a seleção oficial.
Acompanhe o projeto e o Pertence pelas redes sociais ou acesse o site www.clubesocialpertence.com.br para maiores informações.
Comments