19/11/2020 - 19h
“Mulher, idosa, empreendedora”
Texto por Simone Lersch
“Minha jornada iniciou quando ganhei uma Bolsa de Estudos para fazer meu segundo curso de Formação de Professores. Durante os 2 anos de estudo, conheci o sentido da palavra garra: lutar para adquirir algo importante para a vida. Naquele tempo desabrochou em mim um sentido maior: produzir algo útil para a sociedade.
No retorno a Porto Alegre, iniciei meu caminho profissional na docência, onde atuei por mais de 30 anos, até a minha aposentadoria. Durante todos esses anos não esqueci de colocar em prática o que eu tinha escolhido para mim: manter a minha responsabilidade pela coletividade. Para honrar o que prometera a mim mesma, iniciei um trabalho com jovens em situação de vulnerabilidade social e, com o tempo, também me dediquei às pessoas com deficiência, também invisibilizadas pela sociedade. Naquele momento senti que minha função era encontrar um caminho que lhes dessem o prazer de viver, sentirem-se realizados e, sobretudo, amados. E foi o que fiz.”
Esse breve depoimento da educadora Sara Zinger revela sua filosofia de vida.Sensibilizada por sua experiência junto a jovens com deficiência intelectual, percebeu a falta de interação social e restrito espaço na sociedade para que tivessem a oportunidade de vivenciarem seus desejos e sonhos. Inicialmente, se propôs a oportunizar atividades sociais com um pequeno grupo.
Uma empreendedora que, aos 68 anos, buscou a parceria do jovem educador Victor Freiberg para, juntos, ampliarem o alcance do projeto. Com empenho e carinho, ofereceram aos jovens com deficiência vivências e experiências para que pudessem ter suas próprias histórias e o direito de serem felizes. Assim, em agosto de 2011, nasceu o Pertence, instituição que realiza a sociabilização de pessoas com deficiência e que já transformou a vida de mais de 500participantes.
Hoje, aos 77 anos, Sarita, como é conhecida, segue atuante e cativando quem a conhece. Sua dedicação é tão contagiante que uma colaboradora do Pertence observa: “Convivendo com a Sarita, eu aprendi a enxergar com o coração.”
No dia 19 de novembro, data em que é comemorado o Empreendedorismo Feminino, será possível conhecer um pouco mais essa mulher inspiradora. Às 19 horas, ela participa da live “Mulher, idosa, empreendedora” no instagram @clubesocialpertence. O bate-papo integra o Pertence Virtual, iniciativa que desenvolve atividades lúdicas, educativas e interativas aos participantes.
Comments