O corpo também fala! E no Clube de Dança do Pertence, ele encontra espaço para se mover, comunicar e pertencer
- Pertence
- 22 de set.
- 2 min de leitura
Você já parou para pensar quantas formas existem de se comunicar? Palavras, olhares, gestos, expressões, movimentos… E é aqui, no Clube de Dança do Pertence, que todas essas formas de comunicação, ganham espaço, ritmo e sentido.
Muito além de passos coreografados, os encontros conduzidos por Laura Bernardes da Silva, licenciada em Dança pela UFRGS, acontecem na Sede do Clube Social Pertence. Lá, os participantes encontram um espaço seguro para explorar o corpo, desenvolver autonomia e descobrir novas formas de estar no mundo.
Como funciona o Clube de Dança
A cada encontro, os participantes são convidados a explorar diferentes manifestações da dança, sempre de maneira contemporânea e adaptada às características de cada turma. A proposta inclui improvisação, criação de movimentos individuais e em grupo, jogos de atenção, exercícios físicos e momentos de apreciação artística e reflexão compartilhada.
Tudo é construído em tempo lento, o que, hoje, é um verdadeiro exercício de resistência. Ao trabalhar a desaceleração, os participantes são levados a focar no presente, ganhando mais controle da ansiedade, atenção plena e consciência corporal. O olhar, o foco e o silêncio também fazem parte da cena. E aos poucos, cada movimento se torna mais intencional, mais conectado, mais cheio de sentido.
Mais do que ensinar passos, a proposta busca oferecer um espaço seguro, onde cada corpo possa se expressar com liberdade, no seu tempo, respeitando suas particularidades. Nesse processo, o movimento se transforma em afeto, a prática em presença, e a experiência em descoberta.
Muito antes da linguagem falada, a dança já existia como forma de comunicação. No Clube de Dança, essa herança ancestral se atualiza como uma potente ferramenta de desenvolvimento integral. A atividade estimula não apenas o corpo, com ganhos em força, equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora, ritmo e consciência corporal, mas também o lado subjetivo: criatividade, expressividade, senso de grupo, autonomia e percepção crítica do mundo.
Ao dançar, cada pessoa se reconhece, se relaciona e se reinventa. O gesto vira fala, o corpo conta histórias e, juntos, todos constroem um espaço onde ser diferente é uma forma de pertencer.
Sobre o Clube Social Pertence e como participar
Gostou? O Clube de Dança é uma das diversas atividades oferecidas pelo Clube Social Pertence, um espaço de inclusão, convivência e protagonismo para pessoas com deficiência. Se você tem interesse em participar ou conhecer melhor o projeto, entre em contato com a nossa equipe!
As vagas são limitadas e o convite está aberto para quem deseja viver um processo de escuta, criação e presença. Agende sua visita pelo WhatsApp (51) 99176 9191 e participe!
Escrito por Marco Bourscheid.
Revisado por Laura Bernardes da Silva.
Comentários