O Festival de Cinema Acessível entrará na sua quarta temporada, em 6 e 10 de outubro (semana da criança), com Divertida Mente, e em 10 e 14 de novembro (durante a Feira do Livro), com Frozen.
Neste ano, a ênfase será dada ao público infanto-juvenil, em evento que é para toda a família. Será o "Festival de Cinema Acessível Kids". Os filmes, com LIBRAS, audiodescrição e legenda descritiva, podem ser vistos por todos, pessoas com deficiências auditivas, visuais, cognitivas e intelectuais.
Está aberta a captação para Meu Malvado Favorito 2, pela Lei Rouanet. O festival é uma oportunidade única para quem nunca teve a experiência de ir ao cinema, e, para quem não tem limitações auditivas ou visuais, além de eventualmente acompanhar alguém que tenha, é a chance de viver uma grande experiência, de se colocar no lugar do outro, em momento extremamente humano e enriquecedor. As pessoas com deficiência costumam definir a experiência como "libertadora". No caso específico da versão "kids", o evento tem forte cunho educativo ao possibilitar que crianças convivam com as diferenças e aprendam a respeitá-las.
O formato pelo qual as tecnologias são inseridas nos filmes é pioneiro e único: são apresentadas de forma simultânea e sem sobreposição à obra, o que proporciona o convívio entre pessoas com e sem deficiência. Além disso, é a primeira mostra de filmes internacionais de sucesso com temática juvenil e infantil.
As pessoas com algum tipo de deficiência severa são um quarto da população brasileira, conforme o IBGE.
O festival tem a chancela da Unesco e, por meio da Lei Rouanet, patrocínio de Banco Renner, Bem Promotora e Grupo DLL.
É a segunda etapa do Festival de Cinema Acessível Kids. O projeto será exibido no Santander Cultural, que tem acessibilidade plena, com rampa de acesso e alta qualidade técnica de áudio e vídeo.
Autor do texto: Léo Gerchmann
Comments